NOSSO BLOG

Você sabe quais são os principais exames que ajudam a detectar o câncer de forma precoce?

01/06/2023

Centro de Oncologia do Paraná

Apesar de o câncer ser a segunda principal causa de morte em todo o mundo, as pesquisas na área da oncologia vêm avançando amplamente nos últimos anos, o que tem elevado os índices de cura dos mais diversos tipos de tumores.

No entanto, os bons resultados do tratamento dependem, em grande parte, do diagnóstico precoce da doença, ou seja, quando se encontra em estágios iniciais e ainda não se disseminou para outros órgãos, gerando metástases.

Para ajudar na detecção dos diferentes tipos de neoplasias, existem alguns exames de rotina mais frequentemente indicados pelos médicos. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura do conteúdo, que contou com o auxílio da oncologista clínica, Dra Rayana Pecharki Postai.

Mamografia

A mamografia é o exame mais indicado para o rastreamento do câncer de mama. Deve ser feito por mulheres a partir dos 40 anos de idade, ou antes quando há alto risco, incluindo histórico familiar ou síndromes genéticas já detectadas na família.

Por meio das imagens, ele permite a detecção de tumores em fases muito iniciais, quando ainda não se tornaram palpáveis. Desse modo, os tratamentos se tornam menos agressivos e as taxas de cura podem chegar a 95%.

Papanicolau

O exame de Papanicolau tem como principal objetivo prevenir e detectar precocemente o câncer de colo do útero. Isso porque consegue avaliar se há a presença de lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV), antes que se transformem em malignas, ou tumores em fases iniciais.

É simples e rápido. O ginecologista colhe, em consultório, células do colo do útero para análise em laboratório. Ele deve ser prioridade para todas as mulheres sexualmente ativas, a partir dos 25 anos de idade.

Colonoscopia

Todos os homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade (ou antes quando há fatores de risco) devem realizar a colonoscopia de rotina.

O exame serve para avaliar o cólon e o reto, com o objetivo de detectar pólipos (lesões benignas que têm potencial de se transformarem em malignas) e removê-los.

Além disso, é capaz de diagnosticar lesões suspeitas de câncer colorretal. Em ambas as situações, o material, que é removido durante o procedimento, é enviado para análise patológica.

Toque retal e exame de PSA

Tanto o toque retal, feito no consultório do urologista, quanto o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA), são utilizados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Eles devem ser realizados por todos aqueles que estão na faixa etária a partir dos 45 anos de idade.

Além disso, aqueles que possuem histórico familiar ou síndromes genéticas já detectadas ligadas a este tipo de tumor devem procurar um médico quando mais jovens, de forma a estabelecer um plano de rastreamento adequado.

Tomografia computadorizada de tórax

A tomografia computadorizada de tórax é indicada como forma de rastreamento do câncer de pulmão para adultos entre 50 e 80 anos de idade, tabagistas ou que pararam de fumar há menos de 15 anos e/ou possuem histórico de tabagismo de pelo menos 20 anos-maço. Por exemplo: fumante há 30 anos, sendo 1 maço por dia, 30×1 = 30 anos-maço.

Esses são alguns dos exames que devem ser realizados conforme o sexo e outras características pessoais. Não descuide da sua saúde. Caso não tenha o costume de realizar os check-ups de rotina, é o momento de repensar.

Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então acompanhe as nossas redes sociais!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *