Menu

Search
Close this search box.

NOSSO BLOG

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes

Em conteúdos anteriores, já falamos sobre o que é o câncer, seus diferentes tipos, sintomas, fatores de risco, tratamentos e outros temas. Como se trata de um conjunto de mais de 100 doenças, cada uma delas possui suas próprias características, por isso não é possível generalizar vários aspectos.

No entanto, um fator que vale para a maioria das neoplasias é a possibilidade de prevenção com a implementação de alguns hábitos e mudanças de outros.

Mas afinal, como prevenir o câncer na prática? Para te ajudar a reduzir os riscos para a doença, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol, que listou 8 ações importantes. Confira o conteúdo e aprenda!

1. Não fume ou pare de fumar

Essa é a ação mais importante para prevenir diversas neoplasias, como as de pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, pâncreas e esôfago. Ao fumar, o tabagista insere dentro do seu organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre as quais muitas são cancerígenas. Por isso, se você for fumante, sempre é tempo de deixar esse hábito. Inclusive, é possível contar com ajuda médica para conquistar este objetivo.

2. Se alimente bem

Ter uma dieta rica alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais e grãos, ao mesmo tempo que se evita os processados, carnes vermelhas em excesso, gorduras e açúcares, ajuda a prevenir o câncer. Afinal, o corpo fica bem nutrido e o sistema imunológico mais forte. Além disso, uma boa alimentação ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade, fatores de risco para diferentes tipos de tumores, como os de mama, colorretal, estômago, rim, fígado, ovário e pâncreas.

3. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade ou tipo, é um fator de risco para diversos tipos de câncer, incluindo os de boca, esôfago e colorretal. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento de tumores.

4. Mexa o seu corpo

A realização de atividades físicas regulares é um hábito muito importante para a prevenção do câncer. Fazer caminhadas, dança, corrida, musculação, ginástica e diversas outras práticas por, no mínimo, 150 horas por semana (o equivalente a meia hora de segunda à sexta-feira), auxilia de forma considerável a evitar o surgimento de tumores ou até mesmo recidivas.

5. Mulheres a partir de 25 anos devem fazer o exame preventivo de Papanicolau

O exame de Papanicolau previne o câncer de colo de útero, um dos tipos mais comuns entre as mulheres, que pode ser detectado quando ainda não tem potencial cancerígeno. Ou seja, durante o exame, o médico pode encontrar lesões suspeitas, enviar para biópsia e realizar a retirada enquanto são benignas.

Além disso, neoplasias em estágios iniciais tem altas taxas de cura, o que requer acompanhamento ginecológico frequente.

6. Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), disponível no SUS, também é preventiva contra o câncer do colo do útero. Por isso, vacine meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids ou transplantadas, a vacina é indicada até os 45 anos de idade.

7. Faça a mamografia se tiver a partir de 40 anos de idade

Mulheres a partir dos 40 anos de idade precisam iniciar a mamografia de rotina para prevenir o câncer de mama. Aquelas com histórico familiar ou síndromes genéticas conhecidas devem começar o acompanhamento mais cedo. Por isso, consulte seu ginecologista ou mastologista e veja qual é a indicação para o seu caso.

8. Evite a exposição excessiva ao Sol

A radiação ultravioleta (UV) do Sol tem efeito cumulativo e danoso sobre as células da pele, podendo levar à formação de tumores quando não há os cuidados necessários. Portanto, por melhor que seja ir à praia, piscina ou dar um passeio ao ar livre, é muito importante evitar os horários entre às 10h às 16h, quando os raios solares são mais prejudiciais. Além disso, usar protetor solar e acessórios que protejam são outras condutas indispensáveis para evitar o câncer de pele.

Como você viu, há diversas maneiras de prevenir o câncer. A mais importante delas é, certamente, realizar o acompanhamento médico e os checkups de rotina, tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico precoce, essencial para os bons resultados do tratamento.

Caso esteja na hora de marcar as suas consultas preventivas, que tal fazer isso agora? Conheça o nosso corpo médico e realize o seu agendamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *