NOSSO BLOG

Gal Costa tinha câncer de cabeça e pescoço – o quinto mais incidente no Brasil

Gal costa tinha Câncer de cabeça e pescoço o quinto mais incidente no Brasil
03/08/2023

Centro de Oncologia do Paraná

Detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço pode alcançar até 90% de cura

A cantora Gal Costa, de 77 anos, faleceu, em novembro passado, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio, é o que consta em sua certidão de óbito, amplamente divulgada pela mídia nesta semana. O documento também aponta como causa da morte uma neoplasia maligna de cabeça e pescoço.

Dona de uma voz inconfundível e que marcou a Música Popular Brasileira, Gal Costa tinha uma habilidade que chamava a atenção de observadores e críticos: não era perceptível em que ponto da música ela respirava, e isso é raro. Em 2022, a cantora realizou uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e deu uma pausa em seus shows.

Câncer de cabeça e pescoço tem alto índice de mortalidade no país

Os cânceres de cabeça e pescoço reúnem tumores que atingem a boca, faringe, laringe, nariz, pescoço e a tireoide. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres e vitima cerca de 15 mil pessoas anualmente. O índice de mortalidade alto pode ser associado ao diagnóstico tardio e início do tratamento em estágio avançado da doença. Os fatores de risco para esse tipo de câncer são o tabagismo e o consumo em excesso de álcool, sendo responsáveis por 70% dos casos desse tipo de neoplasia. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é também outro fator de risco para o desenvolvimento do tumor.

Principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Ligue o sinal de alerta ao verificar o aparecimento de caroço ou nódulo, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, alterações na voz ou mesmo rouquidão que duram mais 21 dias. Mas, atenção: estes sinais também podem ser em decorrência de outras condições clínicas, por isso é importante uma avaliação clínica.

Detecção precoce

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço pode alcançar até 90% de cura, desde que iniciado de forma conjunta o tratamento.

Prevenção é responsabilidade de todos!

O COP – Centro de Oncologia do Paraná, ciente da responsabilidade com a sua saúde, orienta quanto às boas regras de prevenção:

  1. Adote um estilo de vida saudável, não fume e limite o consumo de álcool;
  2. Tenha alguns cuidados quanto aos hábitos alimentares: comer frutas e vegetais e alimentos ricos em carotenoides, como tomate, cenoura, pimentão doce e picante, abóbora, damascos, ervas aromáticas;
  3. Mantenha uma boa higiene oral;
  4. Não subestime quaisquer lesões da boca, mesmo que pequenas ou indolores (nódulos, pequenas úlceras, placas brancas ou vermelhas);
  5. Após os 60 anos de idade em indivíduos com fatores de risco, o exame da cavidade oral e da região da faringe-laringe é aconselhável;
  6. Se você já teve um câncer de cabeça e pescoço, faça consultas regulares a seu(a) médico(a).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *