NOSSO BLOG

Dia Mundial do Câncer alerta sobre autocuidado e tipos evitáveis da doença

04 de Fevereiro - Dia Mundial do Câncer - COP - Centro de Oncologia do Paraná
04/02/2024

Centro de Oncologia do Paraná

O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, visa prevenir milhões de mortes todos os anos, aumentando a consciencialização e incentivando a população a tomar medidas preventivas contra a doença. A comemoração da data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer – UICC, entidade sem fins lucrativos. O tema definido para o período 2022-2024 é “Elimine a lacuna no cuidado”, ou seja, cada um pode fazer a diferença, mas juntos é possível realizar grandes progressos na redução do impacto global do câncer

Vale destacar que pelo menos um terço dos cânceres são evitáveis, o que nos dá boas razões para defender escolhas de vida saudáveis e estratégias de prevenção para reduzir o risco de desenvolver a doença.

Faça a escolha correta: a sua saúde

Nem todo tipo de câncer é evitável, mas é de conhecimento que podemos prevenir muitos cânceres apenas por meio de escolhas de estilo de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, pelo menos um terço dos cânceres comuns são evitáveis. Como? Por meio de uma dieta saudável, manutenção de um peso saudável e atividade física.

Fique atento!

Tabagismo: o uso de tabaco é a maior causa evitável de câncer e parar de fumar é uma das melhores coisas que podemos fazer para reduzir nosso risco de câncer. O uso de tabaco causa cerca de 15 tipos diferentes de câncer, como cânceres orais (cabeça e pescoço), pulmão, fígado, estômago, intestino e ovário, bem como alguns tipos de leucemia (cânceres do sangue). Fica o alerta para parar de fumar, pois pode fazer a diferença no quesito expectativa de vida (aumento) e melhora na qualidade de vida.

Álcool: está fortemente ligado a um aumento do risco de vários tipos de câncer. Ao reduzir e limitar o quanto você bebe, estará contribuindo para a redução do risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, intestino e mama, e também pode reduzir o risco de câncer de fígado e intestino.

Atividade física: importante manter um peso saudável e fazer da prática física parte de sua rotina diária. Isso pode ajudar na redução de vários riscos de câncer, incluindo bexiga, mama, cólon, endométrio, esôfago, rim e estômago.

Radiação ultravioleta: cuidado com a exposição à radiação ultravioleta do sol. Importante não se expor a períodos prolongados de exposição solar, usar proteção, como filtro solar proteção 30 (no mínimo), cobrir a pele com roupas com proteção UV assim como uso de bonés, chapéus e tudo o que puder para se proteger.

Vacine-se: não perca a oportunidade. Estima-se que as infecções crônicas (comumente causadas por vírus) causem aproximadamente 16% de todos os cânceres em todo o mundo. Algumas das formas mais comuns de câncer, como o de fígado, colo do útero e estômago, estão associadas a infecções pelo vírus da hepatite B (HBV), pelo papilomavírus humano (HPV) e pela bactéria Helicobacter pylori (H, pylori), respectivamente. Existem à disposição da população nas Unidades de Saúde ou em clínicas particulares vacinas seguras e eficazes contra o HBV e o HPV, que podem ajudar a proteger contra os cânceres relacionados à infecção dos cânceres de fígado e colo do útero.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *