NOSSO BLOG

Sinais e sintomas do câncer que merecem atenção

01/06/2023

Centro de Oncologia do Paraná

Quando falamos em câncer, nos referimos a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado e descontrolado das células, que se multiplicam rapidamente formando tumores.

Outra característica em comum é a importância do diagnóstico precoce, fundamental para elevar as taxas de cura. Para que isso ocorra, além da realização dos check-ups médicos de rotina, homens e mulheres devem estar atentos a sintomas.

Muitos deles são negligenciados e, quando as pessoas procuram um médico, as neoplasias já se encontram avançadas, reduzindo ou impossibilitando as chances de serem curadas.

Pensando nisso, com o auxílio da oncologista clínica, Dra. Emanuella Benevides Poyer listamos alguns sinais que podem apontar diferentes tipos de câncer. Confira e fique por dentro.

Presença de nódulos

Muitas neoplasias têm em comum a presença de nódulos (caroços), como é o caso, por exemplo, das que afetam a mama, os testículos, as cadeias linfáticas, a cabeça e o pescoço.

Conforme os tumores crescem, passam a ser palpáveis, podendo ser sentidos facilmente ao se autoexaminar. Por isso, é importante estar atento e procurar um médico caso sejam observados.

Lembrando que, quando se trata dos tumores mamários, eles podem ser diagnosticados muito antes de serem palpáveis, por meio da mamografia e ou ultrassom de mamas. Este exame deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade (ou antes quando há histórico familiar em parentes de primeiro grau).

Pintas e manchas anormais na pele

O aparecimento de manchas, pintas irregulares que crescem, coçam, sangram e têm cores diferentes, bem como feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, pode indicar um câncer de pele.

Nesse contexto, é importante observar periodicamente o próprio corpo, de forma a verificar possíveis alterações. Caso existam, um dermatologista deve ser procurado.

Além disso, as consultas dermatológicas de rotina também são muito válidas no que se refere à prevenção e diagnóstico precoce.

Perda de peso súbita e sem motivo aparente

Manter-se no peso adequado tem um efeito protetor para diversos tipos de câncer, já que o excesso de gordura corporal é um fator de risco. Mas, por outro lado, o emagrecimento súbito e sem motivo aparente se trata de um sinal de alerta.

Prova disso é um estudo realizado pelas Universidades Oxford e Exeter, da Inglaterra, e publicado no jornal científico British Journal of General Practice.

A pesquisa, feita a partir da revisão de 25 trabalhos, com informações de 11,5 milhões de pessoas com idades variadas, apontou que a perda de peso não intencional era o segundo maior preditor de tumores de cólon, reto, pulmão, pâncreas e rins, entre outros. Ou seja, esse é um importante motivo para procurar um especialista.

Tosse frequente

A tosse excessiva pode apontar cânceres como os de pulmão e orofaringe (garganta). Junto a ela, podem surgir alterações na voz, incluindo rouquidão prolongada. Seja com ou sem a presença de muco, é recomendado marcar uma consulta.

No caso do câncer de pulmão, é indicado o rastreamento da doença por tabagistas e ex-tabagistas. Converse com um médico a respeito.

Alterações intestinais

O câncer de intestino tem como um dos principais sintomas as alterações intestinais que não melhoram, sejam diarreia ou constipação (prisão de ventre). Por vezes, ambas acontecem de forma alternada. Outros sinais importantes são a presença de sangue nas fezes, dor e desconforto abdominal.

Vale frisar que, no caso desse tumor, a colonoscopia de rotina é capaz de detectar pólipos (que na grande maioria das vezes são lesões benignas) antes que se transformem em câncer, ou mesmo uma neoplasia em estágio inicial. Portanto, não deve ser deixada de lado. Ela deve ser feita por todas as pessoas a partir dos 45 anos de idade (ou antes com fatores de risco).

Apesar de esses serem sintomas comuns para os diferentes tipos de tumores, é importante deixar claro que, em grande parte dos casos, eles apontam condições benignas. Em contrapartida, como citado, quando se trata do câncer, o diagnóstico precoce salva vidas. Portanto, cuide da sua saúde.

Se este conteúdo foi relevante para você, compartilhe em suas redes sociais para informar outras pessoas!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *