Você sabia que o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo? São mais de quatro milhões de pessoas aptas para a doação que estão cadastradas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Doar a medula óssea é um ato de amor. Quanto mais doadores cadastrados, maiores são as chances de encontrar uma pessoa compatível.
Para conscientizar a população sobre a importância da doença, acontece entre os dias 14 e 21 de dezembro, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A ação é realizada com o apoio do Redome e dos hemocentros do Brasil com o objetivo de tirar as principais dívidas sobre o cadastro e como é realizada a doação da medula óssea.
As chances de encontrar um doador compatível, quando não é um parente do paciente, é de uma em 500 mil pessoas e entre irmãos é de cerca de 30%, por isso, quanto mais doadores cadastrados, maiores as chances de encontrar um paciente que possa ser compatível.
Acesse o site do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (redome.inca.gov.br), vinculado ao Ministério da Saúde, para verificar a unidade de cadastramento mais próxima da sua localização.