NOSSO BLOG

Rosa, Verde e Roxo: essas são as cores de julho para conscientizar sobre o câncer de bexiga

01/06/2023

Centro de Oncologia do Paraná

No mês de julho, o laço é rosa, verde e roxo para conscientizar sobre o câncer de bexiga, doença que acomete mais de 150 mil brasileiros por ano. Assim como outros tipos de neoplasias, as de bexiga são silenciosas e, quando apresentam sintomas, eles podem ser confundidos com doenças benignas, como infecções urinárias.

Por esse motivo, é importante esclarecermos alguns aspectos sobre a doença, para que homens e mulheres fiquem atentos e façam a sua parte em relação à prevenção e diagnóstico precoce destes tumores. Confira o conteúdo, que contou com a participação do urologista, Dr. Antonio Brunetto Neto, e saiba mais.

O que é o câncer de bexiga?

O câncer de bexiga, que afeta três vezes mais homens do que mulheres, se dá quando as células do órgão passam a se multiplicar de forma descontrolada e desorganizada, gerando tumores.

O tipo de neoplasia mais comum, representando cerca de 90% dos casos, é o carcinoma urotelial, também chamado de carcinoma de células de transição. Ele se origina nas células uroteliais, que limitam o interior da bexiga e de outras regiões do sistema urinário.

Quais são os fatores de risco para a doença?

Como citamos, o fato de ser do sexo masculino aumenta os riscos para o câncer de bexiga, o que não isenta as mulheres de se cuidarem. Além disso, há outros fatores que devem ser considerados. São eles:

– ter mais de 40 anos de idade, independente do sexo, já que a doença é mais comum nessa faixa etária;

– tabagismo, o principal fator de risco, associado ao aparecimento do câncer de bexiga em mais de 50% dos casos;

– cistite crônica;

-dieta rica em carnes vermelhas processadas, como salsicha, pepperoni e salame, principalmente em função dos conservantes nitrato e nitrito, presentes nesses alimentos;

– abuso de analgésicos e medicamentos com ciclofosfamida, utilizados em tratamentos para doenças autoimunes;

– exposição constante e prolongada a diversos compostos químicos da indústria.

Para quais sintomas é necessário atenção?

Um dos primeiros sinais do câncer de bexiga é a hematúria, ou sangue na urina. Vale frisar que o sangue nem sempre é perceptível, aparecendo apenas no microscópio em exames laboratoriais. Por isso, é muito importante realizar os check-ups médicos de rotina. Outros sinais são:

– mudanças nos hábitos de urinar;

– dor ao urinar;

– urgência em urinar.

Vale lembrar duas coisas: a primeira é que, em muitos casos, os tumores de bexiga podem ser assintomáticos. Em segundo lugar, não se desespere caso estes sintomas apareçam, já que eles podem indicar, na maioria das vezes, infecções benignas. No entanto, por via das dúvidas, sempre procure um especialista.

Com qual médico devo agendar uma consulta no caso de sinais?

No momento em que sintomas urinários se apresentam, a especialidade médica que deve ser buscada é a urologia. Os urologistas são responsáveis por diagnosticar as diversas doenças, incluindo o câncer, que afetam o aparelho urinário de homens e mulheres e o sistema reprodutor masculino.

Além disso, este médico também pode fazer o acompanhamento de rotina, que contribui para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de bexiga. Isso, por sua vez, promove altas taxas de cura.

O Centro de Oncologia do Paraná conta com um corpo médico altamente qualificado no tratamento de tumores geniturinários e todas as outras subáreas da cancerologia. Para saber mais, entre em contato.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *