A psicóloga clínica Michelle Caroline Gizzi, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, inicia em março sua pós-graduação em Psico-Oncologia que será realizada no Centro de Educação em Saúde Abram Szajman, vinculado ao Instituto Israelita de Ensino Pesquisa Albert Einstein.
Com duração de um ano, a especialização em Psico-oncologia tem como objetivo proporcionar ao profissional psicólogo o preparo técnico-científico para assistência no processo de enfrentamento na jornada do paciente oncológico e familiares, considerando as diferentes fases: diagnóstico, tratamento, reabilitação, cuidados paliativos, acompanhamento pós-câncer, cuidados em fim de vida e luto.
O Instituto Nacional de Câncer – INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Visando auxiliar no enfrentamento diante do impacto do diagnóstico e suas consequências, como as fases do tratamento, dúvidas, medos, etc., o papel do psicólogo torna-se de grande importância principalmente por que ajuda a trazer a compreensão e equilíbrio necessários do momento vivido.
“Vamos em busca de mais conhecimento – de técnicas e estudos específicos. Atualmente, as especificidades e particularidades do diagnóstico e do tratamento oncológico são muito grandes, o que exige conhecimento especializado dos profissionais diante de demandas sensíveis e complexas. A atualização de conhecimento é fundamental, pois promove aperfeiçoamento constante e, com isso, podemos proporcionar ainda mais um serviço eficiente e de qualidade ao paciente”, ressalta Michelle Caroline Gizzi.