NOSSO BLOG

Paciente oncológico: mudanças no atendimento e condutas para a prevenção do coronavírus

01/06/2023

Centro de Oncologia do Paraná

Os pacientes de câncer, por serem imunossuprimidos, ou seja, terem a imunidade comprometida pela doença, bem como por alguns tratamentos que realizam, como a quimioterapia, são mais suscetíveis a infecções, o que inclui a Covid-19. Sabendo da importância de preservar a saúde e segurança dos pacientes nesse momento, já que os tratamentos oncológicos e hematológicos seguem normalmente, O Centro de Oncologia do Paraná vem implementando diversas medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades para prevenção do coronavírus.

“Desde o início dos casos no Brasil, os funcionários estão usando máscaras de proteção e disponibilizamos álcool gel nas recepções, consultórios e áreas de atendimento. Além disso, otimizamos a ventilação dos ambientes, mantendo as janelas abertas. Os demais cuidados, como higienização eficiente do ambiente, aferição de dados vitais, incluindo temperatura, contato médico para esclarecimento de dúvidas ou orientações sempre que necessário, permanecem sendo realizados”, comenta a oncologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dra. Raquel Cristina Dalagnol.

Cuidados do paciente são essenciais

É importante ressaltar que, para o paciente em tratamento se prevenir contra a infecção por Covid-19, deve seguir à risca todas as recomendações indicadas pelos órgãos de saúde. Essas incluem:

  • uso de máscaras ao sair de casa;
  • lavar as mãos constantemente com água e sabão ou sabonete, por pelo menos 20 a 30 segundos;
  • uso de álcool gel 70% para limpeza das mãos quando não puder lavá-las;
  • manter-se em ambiente arejado;
  • evitar lugares com aglomerações;
  • evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior;
  • evitar contato com pessoas que apresentem sintomas gripais ou que estejam em investigação de possível infecção por coronavírus.

Condutas dos familiares

Outro fator importante para promover a segurança do paciente oncológico durante a pandemia é o comportamento dos familiares e cuidadores com os quais se tem contato direto. Algumas ações são:

  • seguir as mesmas recomendações em relação aos cuidados citados acima;
  • se apresentarem sintomas suspeitos de gripe devem evitar a proximidade com o paciente;
  • relatar ao médico do familiar com câncer quaisquer sintomas novos que esse possa vir a apresentar, como febre ou sintomas gripais, para receber as orientações corretas de como proceder.

Orientamos aos que estiverem com dúvidas ou precisarem de informações, que entrem em contato com o médico responsável pelo tratamento através do telefone pessoal ou pelo celular de plantão, que encontra-se nas carteirinhas e está disponível 24h. Em caso de necessidade, ligue! Estamos à disposição para atende-lo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *