O câncer de próstata pode se apresentar de diversas maneiras – desde uma doença agressiva, e que pode levar o paciente à morte, até uma doença de pequeno volume, confinada à próstata, e de baixa agressividade.
Nesse cenário, alguns pacientes diagnosticados não precisam realizar tratamentos imediatos, podendo ser monitorados e acompanhados com exames periódicos, em doenças pouco agressivas, pela chamada vigilância ativa.
Para esclarecer do que se trata essa conduta, conversamos com o urologista, Dr. Daniel Elias Carara. Confira o conteúdo e entenda.
O que é vigilância ativa no câncer de próstata?
A vigilância ativa é uma modalidade de tratamento do câncer de próstata. Nela, o paciente fará diversos exames periodicamente e poderá esperar, mantendo sua qualidade de vida, até o momento em que seja necessária uma intervenção, seja por cirurgia ou outros métodos, e adiar os efeitos colaterais desses tratamentos.
Quais os benefícios dessa conduta?
Este tratamento é indicado em casos de tumores pequenos e pouco agressivos, com a finalidade de evitar tratamentos agressivos e com efeitos colaterais, sem necessidade. É Preciso ficar claro que se houver progressão da doença, o paciente sairá da vigilância ativa e fará o tratamento curativo, como a cirurgia ou outros tratamentos.
Com a vigilância ativa, é possível realizar o acompanhamento do câncer de próstata, mantendo a qualidade de vida do paciente.
Entre os principais benefícios com essa conduta, estão evitar efeitos colaterais e diminuir as complicações que possam ocorrer com o tratamento cirúrgico, hormonal ou radioterápico, sendo os principais:
- disfunção erétil;
- incontinência urinária;
- riscos cirúrgicos, como infecção ou sangramento;
- efeitos colaterais da radioterapia.
Como é feito o acompanhamento dos pacientes?
A vigilância ativa pode ser individualizada, conforme cada caso, mas de uma maneira geral ela é realizada através dos seguintes exames:
- coleta do PSA a cada 3 meses;
- toque retal a cada 6 meses;
- ressonância magnética anual;
- biópsia anual ou bianual;
- outros exames de imagem.
É seguro permanecer em vigilância ativa?
Sim, porém é necessário que o paciente siga com rigor o acompanhamento com seu urologista e realize os exames na frequência solicitada pelo médico, avaliando assim a progressão da doença e uma eventual interrupção da vigilância ativa para o tratamento ativo.
Existem estudos que mostram os pacientes que se mantiveram na vigilância ativa, em 15 anos, com acompanhamento adequado, a taxa de mortalidade pela doença foi abaixo de 5%.
Quando passa a ser necessário realizar o tratamento definitivo?
Existem casos em que apenas a vigilância ativa não é mais suficiente, sendo necessário discutir sobre o tratamento definitivo, que ocorre por meio da cirurgia ou outros métodos. Essas alterações no quadro do câncer de próstata são:
- elevação do PSA;
- progressão da doença;
- piora na agressividade do tumor;
- sinais de invasão do tumor para estruturas vizinhas.
Importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Sempre vale ressaltar a importância de os homens manterem os exames de rotina em dia. Além do diagnóstico precoce aumentar as chances de cura, encontrar o tumor em sua fase inicial irá garantir maiores chances de cura, tratamentos menos invasivos, ou até mesmo oferecer a possibilidade de o paciente realizar a vigilância ativa.
Lembrando que, segundo o INCA, aproximadamente 15 mil homens morrem por ano no Brasil em decorrência do câncer de próstata, sendo a segunda causa de morte por câncer no homem.
O câncer de próstata é uma doença que evolui de forma silenciosa, sem apresentar sintomas. Nesse sentido, os exames de rotina com o urologista fazem toda a diferença para a saúde, longevidade e qualidade de vida do homem.
Então, mesmo se você não tiver nenhum sinal da doença, mas tem a partir de 50 anos de idade (ou 45 anos com fatores de risco), procure um urologista e realize os exames preventivos.
Você já fez seus check-ups anuais de saúde? Se ainda não, nosso corpo médico está à sua disposição. Agende uma consulta, teremos muita satisfação em te atender!