O câncer pode ser definido como o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Com divisão acelerada, estas se agrupam formando tumores, que invadem tecidos e também podem se disseminar para órgãos vizinhos ou distantes da origem do tumor, o que se dá o nome de metástases. Mas afinal, o que causa o câncer?
Essa é uma dúvida muito comum, sobre a qual falaremos neste conteúdo, que contou com a participação da oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol. Confira e saiba mais sobre o assunto!
O que causa o câncer?
A doença é causada por mutações, ou seja, alterações no DNA das células. Cada célula sadia possui instruções de como deve crescer e se dividir. Quando há qualquer erro nestas instruções, pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, gera um tumor.
As neoplasias podem aparecer em qualquer parte do corpo. Porém, alguns órgãos são mais atingidos do que outros e, além disso, cada órgão pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.
Os cânceres que mais afetam os brasileiros são os de pele não melanoma, mama, pulmão, próstata, cólon e reto, esôfago, colo do útero, cavidade oral, tireoide, sistema nervoso central (SCN), sangue (leucemias) e estômago.
As neoplasias são apenas hereditárias?
A resposta é não. Isso é um mito. Apesar de muitas neoplasias terem origem hereditária e serem causadas por síndromes genéticas como as mais conhecidas BRCA1 e BRCA2, por exemplo, apenas cerca de 10% dos casos são relacionados a elas. Os outros decorrem de fatores externos, dentre os quais muitos podem ser evitados.
Quais os principais fatores de risco para o câncer?
No contexto dos questionamentos sobre o que causa o câncer, é importante salientar alguns dos fatores evitáveis que estão envolvidos. São eles:
– Tabagismo;
– Obesidade;
– Alimentação rica em alimentos processados, carnes vermelhas e gorduras e pobre em frutas, verduras, legumes, cereais, fibras e grãos;
– Consumo excessivo de álcool;
– Exposição à radiação;
– Exposição direta ao Sol de forma prolongada, ou seja, desde a infância;
– Infecção por alguns subtipos do papilomavírus humano (HPV), além de outros agentes infecciosos, como o vírus da hepatite B e C e a bactéria H.Pylori;
– Sedentarismo.
Quais as estatísticas e previsões sobre os diagnósticos de câncer no mundo?
Segundo a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), em 2020 houve 19,3 milhões de novos casos de câncer em todos o mundo. Uma em cada cinco pessoas desenvolve a doença em algum momento da vida. Desses, 10 milhões vieram a óbito.
Além disso, a IARC afirma que, em 2040, o número de novos casos deve pular para 28,4 milhões, o que representa um aumento de 47% quando se compara ao número de 2020.
Trata-se de uma previsão alarmante que, para não se tornar um dado concreto, depende, em grande parte, de mudanças de hábitos de vida, consultas regulares ao médico, realização de check-ups de rotina e busca por auxílio especializado no caso de sintomas, antes que se agravem.
Nesse sentido, é importante frisar que, hoje em dia, muitos casos de neoplasias têm altas taxas de cura, dependendo do diagnóstico precoce. Por isso, cuide-se.
Agora que você já sabe mais a respeito sobre o que causa o câncer, que tal informar outras pessoas? Compartilhe em suas redes sociais!