A primeira edição do Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia Oncológica, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro em Florianópolis-SC, reuniu especialistas do Brasil, França, Estados Unidos, Itália, Colômbia e Coreia do Sul que abordaram as principais pesquisas e avanços tecnológicos na área da cirurgia oncológica.
O COP – Centro de Oncologia do Paraná contou com quatro cirurgiões no evento: Dr. Marciano Anghinoni, coordenador do Grupo de Tumores Gastrointestinais e do Corpo Clínico, Dr. Jeferson Mattana, Dr. Fabio Fin e Dra. Nayara Graselle, que atuaram como palestrantes, moderadores e debatedores nos diversos módulos do Congresso.
Durante o Congresso, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Dr. Marciano Anghinoni realizou as palestras “Quando considerar neoadjuvância no adenocarcinoma de pâncreas?”, “As tecnologias J&JMedTech definindo o padrão de cuidado ideal na cirurgia oncológica” e “Estimando e mitigando o risco de fístulas em cirurgia pancreática: o que funciona?”. Dr. Jeferson Matanna abordou o tema “Sangramento em cirurgia colorretal minimamente invasiva – Como resolver?”.
Dra. Nayara Graselle e Dr. Fabio Fin, que organizou o programa do Congresso, participaram como palestrantes de temas relacionadas aos tumores ginecológicos. Apresentaram os temas “Quando suspeitar de lesão endometrial” e “Quando indicar debulking para pacientes com carcinomatose por primário de endométrio”, respectivamente.
A presença de uma equipe de especialistas do COP em eventos de grande porte, como o Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia Oncológica, mostra que o Corpo Clínico sempre está atento ao que há de mais moderno na medicina e nas técnicas de tratamentos, possibilitando cada vez mais o melhor para os pacientes e reafirmando o compromisso da instituição com a excelência no cuidado oncológico.