O cirurgião gastrointestinal Henrique de Aguiar Wiederkehr, do corpo clínico do COP – Centro de Oncologia do Paraná, foi agraciado com o prêmio Professor Dr. Osvaldo Malafaia, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). O reconhecimento da entidade, fundada em 1988, deu-se pelo trabalho intitulado “Liver Transplantation in Patients with Primary Sclerosing Cholangitis: A Multicentric Study” (Transplante de fígado em pacientes com Colangite Esclerosante Primária: um estudo multicêntrico – tradução livre). O estudo analisou diversos transplantes de fígado durante um período de mais de dez anos.
Submetido à Revista Científica ABCD, considerada uma referência no arquivamento de pesquisas de cirurgias do aparelho digestivo, o artigo do Dr. Henrique Wiederkehr foi escolhido como o melhor conteúdo de 2023, resultando na premiação Professor Dr. Osvaldo Malafaia, que aconteceu durante o Gastrão, maior congresso de cirurgia do aparelho digestivo do Brasil, ocorrido em São Paulo, entre os dias 26 a e 28 de junho de 2024.
“O estudo realizado foi muito importante para minha vida pessoal e profissional, visto que foi minha tese de mestrado. Analisamos mais de 1.300 transplantes de fígado realizados em três grandes centros e referências nacionais de transplante de fígado. Concluímos que o transplante de fígado representa uma terapia curativa com bons resultados para a Colangite Esclerosante Primária. Este trabalho, de extrema relevância e importância em nosso meio, contou com uma série de colaboradores aos quais agradeço imensamente.”
Dr. Henrique Wiederkehr faz parte da equipe de médicos do COP – Centro de Oncologia do Paraná desde março de 2021. Além do reconhecimento do artigo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, o cirurgião gastrointestinal foi finalista do 6º Prêmio Inovação Medical Services – Novos caminhos em Saúde Pública.