NOSSO BLOG

Médico do COP participa de cirurgia de uma personalidade do Vietnã

Médico do COP participa de cirurgia de uma personalidade do Vietnã
03/05/2024

Centro de Oncologia do Paraná

O corpo médico do COP – Centro de Oncologia do Paraná sempre se destaca em diversas áreas da medicina. Recentemente, o cirurgião oncológico William Augusto Casteleins, que temporariamente atua no Vietnã – um país fascinante e cheio de histórias localizado no Sudeste Asiático –, participou de uma cirurgia que resultou na recuperação de uma figura importante para o povo daquela região.

Após um paciente dar entrada no hospital onde atua, o Vinmec Central Park International Hospital, localizado na cidade de Ho Chi Minh (antigamente, Saigon), com sangramento digestivo, situação que não poderia ser resolvida por endoscopia, Dr. William Casteleins foi chamado para participar da equipe médica da cirurgia de alta complexidade.

O sangramento digestivo, comuns na população do Vietnã, consiste na perda de sangue por qualquer ponto do tubo digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou canal anal), no caso desse paciente, era devido a uma úlcera no duodeno. De acordo com Dr. William Casteleins, foram transfundidas 16 bolsas de sangue e todo esforço foi feito pelo grupo de médicos para que a cirurgia obtivesse êxito.

O que a equipe médica não sabia, era que se tratava do filho de uma personalidade proeminente para o país: o ex-primeiro-ministro Pham Hùng, que exerceu o cargo até o seu falecimento em 1988, sendo um dos responsáveis pela reconstrução política do país.

“Realizamos uma cirurgia de alto risco que contou com uma equipe grande de médicos e o resultado foi a vida salva de um paciente que está agora em plena recuperação. Foi tudo muito complexo, mas é muito recompensador ver a integração dos médicos, alguns de outros países, como é o meu caso, em prol de um objetivo comum: o paciente”, diz doutor William Casteleins.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *