NOSSO BLOG

Grupo de Hematologia do COP realiza encontro para discutir sobre Leucemia Linfocítica Crônica – LLC

Grupo de Hematologia do COP realiza encontro para discutir sobre Leucemia Linfocítica Crônica – LLC
19/01/2024

Centro de Oncologia do Paraná

Aconteceu no dia 17 (quarta-feira) a primeira reunião do Grupo de Hematologia do COP – Centro de Oncologia do Paraná. O encontro teve como tema central “Discussões de Casos de Leucemia Linfocítica Crônica – LLC” e contou com palestra do onco-hematologista Dr. Bruno Spinelli, do COP.

Voltado a hematologistas, onco-hematologistas e oncologistas clínicos, o evento, que teve o apoio da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, abre a série de encontros que o Centro de Oncologia do Paraná realizará ao longo do ano. De acordo com Dr. Bruno Spinelli, a palestra abordou a importância do diagnóstico preciso da Leucemia Linfocítica Crônica, as opções terapêuticas e a individualização do tratamento voltado ao paciente.

A LLC é uma doença adquirida e não hereditária. Não é possível saber qual o motivo para o seu surgimento, mas, na maior parte dos casos, ela atinge pessoas com idade superior a 50 anos. Com um exame de sangue (hemograma) é possível detectar se há alterações nas células sanguíneas e, com isso, desconfiar de que seja uma leucemia. A confirmação do diagnóstico costuma ser feita pela imunofenotipagem de sangue, exame que para esses casos funciona como uma biópsia líquida. Existem diversas opções terapêuticas para a LLC, como comprimidos de terapia-alvo e imunoterapia, sendo a escolha do tratamento individualizada, levando em consideração idade e doenças preexistentes do paciente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *