Março é o mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo, instituído pelo International Myeloma Foundation (IMF) e adotado ao redor do mundo. A cor Borgonha remete à patologia que ela representa. O mieloma múltiplo (MM) é um tipo de câncer da medula óssea e representa 1% das neoplasias. Caracteriza-se pelo aumento da proliferação das células chamadas plasmócitos, responsáveis pela produção de nossos anticorpos de defesa (imunoglobulinas).
A doença, que costuma ser mais frequente na população acima dos 60 anos, mas também pode atingir pessoas mais jovens, é alvo de campanhas e iniciativas durante todo o mês, visando informar sobre o mieloma múltiplo e apoiar pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.
“Por isso, convidamos você, neste mês, a se juntar a nós nessa jornada de conscientização e solidariedade. Vamos compartilhar informações, oferecer apoio e fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam o desafio do mieloma múltiplo. Juntos, podemos criar um impacto positivo e inspirar esperança para um futuro melhor”, destaca a onco-hematologista Dra. Caroline C. Bernardi, do COP – Centro de Oncologia do Paraná.