NOSSO BLOG

COP oferece sorvete especial que alivia alguns efeitos da quimioterapia

COP oferece sorvete especial que alivia alguns efeitos da quimioterapia
27/09/2023

Centro de Oncologia do Paraná

O COP – Centro de Oncologia do Paraná está disponibilizando a pacientes em tratamento oncológico na unidade Oncoville, durante o mês de setembro, o sorvete Ypy, que oferece suporte nutricional e ajuda a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia. Os sorvetes, na forma de massa ou picolé, são ofertados aos pacientes em quatro sabores: limão-siciliano, chocolate, morango e gianduia – chocolate com avelã.

Para Hellen Graziella Jorge, Responsável Técnica da Farmácia, a ideia surgiu da observação diária dos pacientes, muitos deles apresentando mucosite oral. “A mucosite afeta, principalmente, pacientes submetidos a altas doses de quimioterapia. Atualmente, a crioterapia, que é o resfriamento da boca durante a infusão dos medicamentos citotóxicos, vem sendo usada como uma prática clínica estabelecida para a prevenção e tratamento da mucosite. Com isso em mente, busquei estabelecer parcerias com empresas que pudessem fornecer sorvetes não apenas como uma opção de resfriamento, mas também como um alimento capaz de oferecer benefícios nutricionais, contribuindo, assim, para uma abordagem mais saudável e saborosa.”

A nutricionista clínica oncológica do COP, Camila Rosário da Silva, cita que o sorvete é feito com uma fonte de proteína isolada do soro do leite (whey protein), que possui alto valor biológico. “Além disso, o produto é rico em fibras, não tem gordura trans, nem lactose ou glúten. Atua como um complemento hipercalórico e hiperproteico, o que ajuda os pacientes que necessitam suplementar. Outro ponto interessante é que alimentos frios/gelados e cítricos auxiliam em sintomas comuns durante a quimioterapia, como náuseas e mucosite. Atenção aos pacientes com diabetes: o produto contém açúcar, por isso não deixe de seguir as orientações da sua nutricionista”, explica.

Sorvete com significado

Sonia Regina Stocco, em tratamento de um câncer de vias biliares, sabe que o sorvete oferecido pelo COP vai muito além do que ser um alimento gelado preparado especialmente para pessoas em tratamento de câncer. É um momento de distração, uma pausa muito bem-vinda, que traz uma boa sensação. “Gostei e aprovei a ideia. Hoje experimente o de limão-siciliano, que é muito saboroso. Devemos agradecer por todas as oportunidades que a vida nos dá, e tomar o sorvete com alegria também é uma forma de agradecer o momento vivido, afinal, cá estou, lutando e vivendo.”

Cintia Melly Ambrosino foi uma das contempladas com o sorvete e escolheu o sabor morango. Com Imunodeficiência Comum Variável, Cintia conta que não somente aprovou o sorvete como também já o adicionou à sua dieta em dias que não vem ao COP. “O sorvete é muito gostoso e ajuda na reposição de calorias, pois é um complemento hipercalórico. Some-se a isso o fato dele ser sem glúten, o que, como celíaca, é ótimo. Além disso, na hora do tratamento, abre-se em nossa mente um espaço para a memória afetiva, lembra a infância, o que é muito prazeroso. Essa ideia nova e diferente, que tem tudo a ver também com a humanização, está totalmente aprovada.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *