NOSSO BLOG

O que é o câncer de colo do útero e o que você precisa saber sobre a doença

01/06/2023

Centro de Oncologia do Paraná

O Janeiro Verde é o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), trata-se do terceiro tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres.

Uma característica importante deste tipo de tumor é que, na maioria dos casos, pode ser prevenido através de alguns comportamentos, consultas regulares com o ginecologista e realização de exames.

Pensando em alertar o público feminino neste sentido, conversamos com o cirurgião oncológico com foco em tumores ginecológicos, Dr. William Casteleins, a respeito de diferentes aspectos da doença. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O que é o câncer de colo do útero?

Este é o nome dado aos tumores malignos que se desenvolvem a partir de alterações no colo do útero, denominadas lesões precursoras, causadas pela infecção persistente dos tipos oncogênicos do papilomavírus humano (HPV). Os mais comuns no Brasil são o HPV-16 e o HPV-18.

Quando diagnosticadas antes de se tornarem cancerígenas, as lesões, na maioria das vezes, são totalmente curáveis. Por isso, é fundamental as mulheres se consultarem regularmente com um ginecologista e realizarem o exame preventivo, chamado Papanicolau, anualmente ou a cada dois anos, no máximo.

Quais são os fatores de risco para a doença?

O HPV, capaz de causar as lesões precursoras do câncer de colo do útero, é considerado uma doença sexualmente transmissível. Isso vale tanto para o contato entre genitais quanto oral-genital. Por isso, os fatores de risco estão ligados ao início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros ao longo da vida.

Além disso, o tabagismo aumenta as chances desta neoplasia acontecer, já que o epitélio vaginal das fumantes tem menos células de Langerhans (que participam da proteção da pele e mucosas), facilitando a ocorrência de infecções virais, como é o caso do papilomavírus humano.

Vale frisar que as mulheres que fazem uso prolongado de pílulas anticoncepcionais (cinco anos ou mais) e têm infecção por HPV, também possuem o risco aumentado.

Para quais sintomas é necessário que as mulheres fiquem atentas?

Normalmente, o câncer de colo do útero tem desenvolvimento lento, o que não leva ao surgimento de sintomas, sendo detectado apenas durante os exames de rotina. Por isso a importância de fazer o acompanhamento médico adequado. Todavia, ao se tornar avançado, apresenta sinais como:

– sangramento vaginal fora do período menstrual;

– corrimento vaginal com mau cheiro e coloração marrom, por exemplo;

– sensação de pressão no fundo da barriga;

– dor constante na pelve ou abdômen;

– dor durante a relação sexual;

– micção mais frequente.

Por mais que estes sintomas possam estar ligados a condições benignas, se forem persistentes, devem ser averiguados. Nunca é demais ressaltar que a prevenção é sempre a melhor conduta para combater todos os tipos de tumores, inclusive os de colo do útero.

Se você já sabe o que é o câncer de colo do útero e gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais para informar outras mulheres!