Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o médico hematologista Bruno Spinelli, do COP – Centro de Oncologia Paraná, participou da 65ª edição do Encontro Anual (ASH) da Sociedade Americana de Hematologia em San Diego, na Califórnia, EUA, considerado o principal evento em hematologia clássica e maligna.
Segundo Dr. Bruno Spinelli, o evento contou com mais de 20 mil participantes de vários países, e foi uma oportunidade de atualizar conhecimentos e trocar experiências com colegas do mundo todo. “Neste ano, na área da Onco-Hematologia, destacaram-se temas ligados à terapia celular que seguem em alta, como as CAR-T cells, e também tratamentos com os medicamentos biespecíficos, que já estão disponíveis no Brasil.”
Esses tratamentos são utilizados em doenças como Mieloma Múltiplo, Linfoma Não Hodgkin e Leucemia. “Como uma nova forma de atuação, essas terapêuticas usam o próprio sistema imune do paciente como parceiro, seja através de engenharia genética, modificando as células imunes para que combatam o câncer (CAR-T cell) ou através de drogas-alvo que se ligam à célula tumoral e à célula do sistema imune como uma ponte para que, então, a célula cancerígena seja destruída.”
A participação do corpo clínico do COP em eventos de grande porte é fundamental para que cada vez mais os tratamentos oferecidos aos nossos pacientes possuam o que há de mais moderno na medicina. “Casos antes considerados sem opção de tratamento passam a ter uma alternativa. Sem dúvida traz esperança aos pacientes e à equipe médica”, destaca Dr. Bruno Spinelli.