Você provavelmente já sabe que uma boa alimentação traz inúmeros benefícios para o nosso organismo como um todo, mas você sabia que ela é uma importante aliada na proteção da pele contra os raios ultravioleta (UV) do Sol? Isso significa que, além de ações como usar filtro solar com FPS de no mínimo 30, evitar os horários de maior incidência, entre às 10h e às 16h, e investir em acessórios que protegem, como chapeus e roupas com filtro UV, é possível combater os efeitos nocivos de dentro para fora.
Como se trata de uma informação importante para o verão, em que muitas pessoas frequentam praias e piscina, a nutricionista, Renata Chavoni Vago, listou cinco alimentos que não podem ficar de fora do cardápio nesta época do ano. Confira o conteúdo especial para o Dezembro Laranja e previna-se!
1. Tomate
O licopeno, composto bioativo presente no tomate, responsável por sua cor vermelha, é um potente antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres, formados pela superexposição ao Sol. Sua absorção é maior quando é cozido e tem presença de gordura na mesma refeição. Uma dica é regar o molho com 1 fio de azeite de oliva no final.
Preparações culinárias sugeridas: molho de tomate, tomate assado e recheado com guacamole (abacate com azeite e sal) e tomate confitado (tomate cereja assado com alecrim e azeite de oliva).
2. Cenoura
A cenoura possui betacaroteno, composto bioativo antioxidante que auxilia nos danos causados pelos raios do Sol, além de ajudar na prevenção do envelhecimento celular da pele. Ela também tem sua biodisponibilidade aumentada com calor, como o vapor ou cozimento, além da associação com gorduras como o azeite de oliva.
Para maior proteção contra os raios solares, o seu consumo deverá iniciar pelo menos 20 dias antes da exposição. Portanto, coloque a cenoura no seu dia a dia antes de viagens programadas para a praia.
Preparações culinárias sugeridas: purê de cenoura, cenoura em cubos cozidas e temperadas com azeite de oliva e rolinhos de cenoura recheados com frango desfiado.
3. Batata Doce
A batata doce também possui a cor alaranjada devido ao betacaroteno. Como ele é um antioxidante, protege a pele dos raios solares e auxilia no bronzeamento. Isso porque a substância se transforma em vitamina A, responsável por auxiliar na formação da melanina, substância que dá cor à pele.
Preparações culinárias sugeridas: batata doce assada com alecrim e suco de laranja, batata doce cozida refogada com brócolis e cenoura e purê de batata doce.
4. Chocolate com teor de cacau acima de 70%
O chocolate possui flavonoides, antioxidantes que previnem os danos causados pelo Sol, além de estarem associados à prevenção do câncer de pele. A quantidade benéfica ao organismo é de 20g a 30g por dia.
Preparações culinárias sugeridas: morangos, uvas congeladas ou coco em lascas com chocolate 70% derretido e raspas de chocolate 70% em cima do café.
5. Uvas roxas
As uvas roxas contêm antocianinas, resveratrol e vitamina E, que ajudam a bloquear os raios UV, previnem rugas e aumentam a elasticidade da pele por manter ela mais hidratada, além de proteger o DNA celular. Também são ricas em vitamina C, uma vitamina importante para a saúde das células da pele.
Preparações culinárias sugeridas: espetinhos de uvas com morango e kiwi, colocar uvas nas saladas e fazer geleia de uva utilizando apenas a fruta e suco de uva 100%.
Com essas dicas, você pode aproveitar os dias de calor com mais saúde, prevenindo o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Porém, não se esqueça: a proteção também deve ser realizada com filtros solares e acessórios!
Que tal informar outras pessoas a respeito? Compartilhe em suas redes sociais!