Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma nova estratégia para combater o papilomavírus humano (HPV), vírus que é a principal causa para o câncer do colo do útero. Agora a vacina de prevenção será administrada em uma única dose. A nova dinâmica teve base em estudos e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam que uma dose única tem maior adesão da população à vacinação.
Desde 2014, o programa de vacinação brasileiro oferece a vacina para meninas e meninos de 9 a 14 anos nos postos de saúde. A prevenção contra o HPV é a principal forma de se evitar o câncer do colo do útero, que afeta mais de 500 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, ele é o quarto tipo mais comum entre as mulheres.
“É importante que os pais ou responsáveis se conscientizem sobre a necessidade da vacinação contra o HPV, pois ela irá proteger os jovens de problemas futuros com a saúde”, ressalta Camila Vitola Pasetto, ginecologista e mastologista do COP – Centro de Oncologia do Paraná.
Onde tomar
Na rede pública (Unidades de Saúde), a vacina disponibilizada é a quadrivalente, que protege contra os quatro tipos de HPV mais prevalentes. Esta vacina pode também ser tomada na rede privada, que também oferece a nonavalente, que protege contra 9 tipos de HPV e é indicada para mulheres e homens entre 9 e 45 anos.