Cuidados Paliativos

No COP – Centro de Oncologia do Paraná, os cuidados paliativos são integrados ao tratamento oncológico, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares com suporte multidisciplinar, proporcionando tratamento humanizado.

Você sabia?

Cuidado do começo ao fim, com acolhimento, carinho e humanização. Este é o sentido holístico do tratamento. E os cuidados paliativos fazem parte dele. A Organização Mundial da Saúde – OMS definiu Cuidados Paliativo como ações que consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ou seja, como uma forma de aliviar o sofrimento com compaixão, controlando os sintomas e a dor, buscando oferecer qualidade e bem-estar enquanto o paciente estiver sendo assistido.

De preferência, os cuidados paliativos devem iniciar da forma mais precoce possível e podem vir associados ao tratamento a fim de auxiliar no manejo dos sintomas de difícil controle e melhorar as condições clínicas do paciente. Todo o cuidado é dado ao paciente principalmente o suporte terapêutico, com o controle da dor e outros sintomas que causem desconforto ao paciente e que pode impedir que ele prossiga com o tratamento por causa de complicações.

A dor pode ser uma das principais causas de deterioração da qualidade de vida destes pacientes, por isso o cuidado paliativo no COP foca no controle da dor, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Com o avançar da doença, a abordagem paliativa pode ser ampliada visando o cuidado no aspecto psicológico, social e espiritual. Na fase de finitude, quando o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo é fundamental para assegurar qualidade de vida, conforto e dignidade.