O oncologista clínico Dr. Carlos Stecca, do COP – Centro de Oncologia do Paraná teve um artigo de comentário sobre “A elegibilidade para cisplatina ainda é relevante no tratamento de primeira linha de pacientes com carcinoma urotelial metastático?” publicado no ASCO Daily News – Notícias Clínicas da American Society of Clinical Oncology do dia 18 de dezembro, vinculado à Associação Americana de Oncologia Clínica, uma das mais importantes organizações mundiais voltadas para o estudo, pesquisa e prática da oncologia.
No artigo, Dr. Stecca aborda o carcinoma urotelial metastático, fase avançada do câncer que se origina no urotélio, o revestimento interno do trato urinário, incluindo a bexiga, ureteres e pelve renal, e se espalha para outras partes do corpo, como ossos, fígado, pulmões ou linfonodos. Ele é a forma mais comum de câncer de bexiga e frequentemente está associado a fatores como tabagismo e exposição a substâncias químicas.
Estudos como o avaliado pelo oncologista clínico Carlos Stecca são importantes porque representam uma maneira estruturada de desenvolver e avaliar novos tratamentos e técnicas que beneficiam os pacientes e que podem melhorar os resultados do tratamento e a qualidade de vida.
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo completo em https://dailynews.ascopubs.org/do/cisplatin-eligibility-still-relevant-first-line-treatment-patients-metastatic