O oncologista clínico Carlos Stecca, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, teve artigo publicado na revista científica oficial da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). O Cancer Horizons ESMO Open é um periódico de acesso aberto da ESMO dedicado à publicação de pesquisa médica de alta qualidade e conteúdo educacional de todas as disciplinas da oncologia, com foco em pesquisa clínica e translacional inovadora sobre câncer.
Trata-se de estudo denominado “Trastuzumab deruxtecan in human epidermal growth factor receptor 2-positive breast cancer brain metastases: a systematic review and meta-analysis” (Trastuzumabe deruxtecano em metástases cerebrais positivas para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano: revisão sistemática e metanálise).
Dr. Carlos Stecca explica que o artigo apresenta uma metanálise que incluiu 319 pacientes em 10 estudos diferentes com diagnóstico de câncer de mama HER2+ com metástases cerebrais tratados com T-DXd. O objetivo foi avaliar a resposta das metástases cerebrais ao tratamento sistêmico.
Segundo o oncologista clínico, o T-DXd (Enhertu®), que é um anticorpo monoclonal conjugado a uma quimioterapia na mesma molécula, tem mostrado resultados surpreendentes para pacientes com câncer de mama e já está aprovado no Brasil para utilização em pacientes com doença avançada que apresentem expressão do HER2. “O nosso estudo procurou avaliar a eficácia desta medicação em metástases cerebrais advindas desse tumor, e, felizmente, conseguimos confirmar altas taxas de resposta”, destaca Dr. Carlos Stecca.
Publicações como esta mostram que o corpo médico do COP procura sempre compartilhar experiências com outros especialistas ao redor do mundo com um único objetivo: o melhor para o paciente.
Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://www.esmoopen.com/article/S2059-7029(24)00001-2/fulltext