Cirurgia de câncer, assim como todos os tratamentos contra o cancro, traz junto com os benefícios, riscos e efeitos colaterais. Efeitos estes que são geralmente tratáveis, por isso converse sempre com seu médico antes do tratamento ou caso sinta qualquer sintoma.

Efeitos Colaterais comuns da Cirurgia Oncológica:

  • Dor
  • Fadiga
  • Inchaço, sensibilidade, rigidez, e drenagem em torno do local da cirurgia
  • Sangramento (depende do tipo de cirurgia)
  • Infecção (pode ocorrer no local da incisão)

Um linfedema pode ocorrer após a dissecção de linfonodos. Linfedema é o acúmulo anormal de líquido em um braço ou uma perna devido a um bloqueio no sistema linfático, a série de canais e gânglios (pequenas bolsas de células que combatem infecções), que transportam a linfa (um líquido incolor), todo o corpo.

Técnicas cirúrgicas menos invasivas como a cirurgia laparoscópica, minimizam o tamanho dos cortes feitos no corpo, e os pacientes geralmente se recuperam mais rápido.

Preocupações com a dieta

Durante a recuperação, o corpo precisa de calorias e proteínas para a cura, no entanto, a capacidade de comer uma dieta normal pode ser grande dependendo de onde a cirurgia foi realizada. A retirada de qualquer parte da boca, garganta, estômago, cólon pequeno, intestino ou reto, diminui o apetite, limita a capacidade do organismo de absorver nutrientes, e pode gerar problemas depois de comer, tais como gases, cólicas ou prisão de ventre. Alguns pacientes podem ter dificuldade para mastigar ou engolir alimentos.

Além disso, a cirurgia de câncer de estômago pode afetar a habilidade do organismo de absorver determinadas vitaminas. Médicos prescrevem rotineiramente suplementos vitamínicos, alguns dos quais só pode ser dados por injecção.

Cirurgias realizadas em câncer de bexiga e colorretal podem afetar a eliminação dos resíduos do corpo. Por exemplo, se a bexiga é removida, uma nova forma de armazenar e eliminar urina é necessário. A urostomia desvia a urina para fora do corpo. Da mesma forma, se a parte inferior do reto é removida, uma colostomia permite a eliminação de resíduos sólidos do corpo.

Aparência corporal

Uma cirurgia oncológia pode provocar alterações físicas que podem alterar a aparência do corpo, o modo como ele se sente e funciona. Algumas pessoas podem se sentir inseguras sobre essas mudanças e sobre sua aparência. Os efeitos colaterais de um cirurgia do câncer sobre o emocional são tão importantes quanto os físicos.

Converse com seu médico sobre a cirurgias reconstrutivas e próteses. Caso sinta necessidade junte-se a grupos de apoio, faça de tudo para sentir-se bem e confortável.

Reprodução e Sexualidade

Discuta com seu médico o efeito da cirurgia oncológica em sua capacidade de ter filhos. Homens submetidos à cirurgia de câncer de próstata, bexiga, colo-retal, ou outros tipos de câncer podem sofrer alterações no seu desejo sexual e produção de sêmen. A capacidade de ter uma ereção ou a capacidade de ejacular pode ser afetada.

Mulheres que passam por cirgurgis de câncer de mama ou colo do útero, podem perder a capacidade de engravidar, mas ainda mantém sua capacidade de sentir prazer sexual.

Saiba mais sobre Cirgurgia Oncológica.

Conheça os tipos de Cirgurgia Oncológica

Conheça algumas técnicas de Cirurgia Oncológica

informações: Cancer.net