Crioterapia Scalp Cooler (Touca para Quimioterapia).

touca para quimioterapiaVocê pode vencer o câncer sem perder o cabelo.

Os cabelos estão diretamente ligados à concepção de beleza feminina. Por isso, uma das preocupações das mulheres diagnosticadas com câncer é a perda de cabelo durante a quimioterapia.

Mas agora, no Centro de Oncologia do Paraná, já existe um tratamento que ajuda as mulheres a vencerem o câncer de mama e ovário sem perder a autoestima, a vaidade e, principalmente, o cabelo.

O que é o tratamento com touca para quimioterapia?

Um tratamento de resfriamento capilar que previne a queda do cabelo durante a quimioterapia. O Centro de Oncologia do Paraná é o primeiro do estado a utilizar a Crioterapia Scalp Cooler.

Como Funciona?

A touca é colocada cerca de 30 minutos antes da sessão e não pode ser retirada até uma hora e meia depois da infusão das drogas.

O sistema especial resfria o couro cabeludo do paciente a uma temperatura de -4ºC, o que permite a menor absorção dos fármacos nessa região.

O procedimento completo permite que o couro cabeludo fique estavelmente resfriado, graças à circulação do líquido gelado, o que causa diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares e evita ou reduz a perda dos fios.

Benefícios

  • Menos queda de cabelo. Mais autoestima.
  • Paciente mais confiante e positiva durante o tratamento.
  • Touca fácil de usar, em vários tamanhos.
  • Atividades do dia a dia podem ser mantidas, sem atrapalhar a rotina.
  • A temperatura do couro cabeludo se mantém constante.

Informações importantes:

  • A Crioterapia Scalp Cooler é indicada para pacientes em tratamento de câncer de mama e ovário.
  • É necessário começar desde a primeira sessão de quimioterapia.
  • O tratamento é cientificamente comprovado e possui eficácia de 50% a 70%.*
  • Aprovado pelas agências ANVISA, do Brasil, e FDA, dos Estados Unidos.
*Fonte: www.paxman.com.br/paxman-profissionais-saude-estudos.html e JAMA 2017 Feb 14, 317(6) 606-614.doi 10.1001/JAMA 2016.21038

Mas doutor, meu cabelo vai cair?

Depoimento touca para quimioterapia

“Quando descobri que estava com câncer, a primeira pergunta foi: − Vou ser curada? Meu segundo questionamento foi: − Vou perder meus cabelos? E, infelizmente, a resposta foi SIM.

Confesso que meu mundo caiu, pois apesar de estar doente e ter que lutar para ser curada e sabendo que o tratamento era agressivo, não queria parecer doente, não queria que tivessem pena de mim ou sofrer o preconceito que os portadores desta doença muitas vezes sofrem. Sou uma pessoa comum como tantas, que apesar de estar doente, não me sentia como tal.

Quando foi apresentado a mim o Scalp Cooler, topei na hora, pois não tinha o que perder. O tratamento está superando minhas expectativas, perdi, em média, 30% dos meus cabelos. Antes mesmo de iniciar o tratamento, com medo de que perdesse todos os cabelos, já fui cortando aos poucos, para me acostumar com a possível perda total, mas me surpreendi ao verificar que apesar de ter pequenas quedas, estou com os cabelos saudáveis e numa quantidade que não dá para perceber falhas.”

Cristiane Vodonis – paciente do Centro de Oncologia do Paraná

Veja a reportagem da RPC sobre o Scalp Cooler

Pacientes que fazem quimioterapia contam com novo tratamento que evita queda de cabelo

Publicado por RPC em Terça-feira, 17 de julho de 2018

Ficou interessado?

Converse com o seu médico!

Responsável técnico: Dr. Guilherme Luiz Stelko Pereira – CRM29049