O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. No Brasil é o segundo tumor mais incidente em mulheres e o terceiro em homens (exceto os casos de câncer de pele não melanoma). Para este ano, são estimados cerca de 34.280 novos casos.

As cirurgias oncológicas que envolvem este órgão são de grande porte, e consequentemente elevam o risco de complicações pós-operatórias, como por exemplo, aumento do risco de infecções.

Grande parte das complicações infecciosas estão relacionadas com a microbiota intestinal, sendo que alguns estudos mostram que a modulação com suplementos probióticos podem evitar estas complicações.

Neste sentido, pesquisadores do departamento de cirurgia do hospital universitário da Thessaloniki (AHEPA), desenvolveram um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, com o objetivo de avaliar o efeito do uso de quatro cepas probióticas no pós-operatório de cirurgias colorretais.

Os resultados mostraram que a formulação com cepas probióticas diminuiu significativamente o risco de complicações pós-operatórias, como ventilação mecânica, infecções e deiscência da anastomose. Ainda no estudo, sugere-se que este resultado ocorreu por modulação da expressão gênica de SOCS3, uma proteína que possui relevância na regulação da expressão e atividade biológica das citocinas inflamatórias.

A nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, Renata Chavoni Zago, especialista em Nutrição Oncológica, ressalta que os resultados são muito interessantes, principalmente porque conseguimos utilizar um suplemento de fácil acesso, custo acessível e que melhora a imunidade do paciente, fortalecendo a microbiota intestinal com “bactérias boas”, consequentemente reduzindo complicações pós-operatórias.
Referências Bibliográficas:

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2016.

Kotzampassi K, Stavrou G, Damoraki G, Georgitsi M, Basdanis G, Tsaousi G, Giamarellos-Bourboulis EJ. A Four-Probiotics Regimen Reduces Postoperative Complications After Colorectal Surgery: A Randomized, Double-Blind,

Placebo-Controlled Study. World J Surg. 2015 Nov; 39(11):2776-83. doi: 10.1007/s00268-015-3071-z.