p_20161007_164937

O evento pelo Outubro Rosa, promovido pelo Centro de Oncologia do Paraná – COP/Oncoville, na sexta-feira (7), reuniu médicos, pacientes e suas famílias para uma tarde de ações com muita informação e diversão. A programação contou com palestras sobre a saúde física e mental das mulheres com câncer de mama, brincadeiras com prêmios para as participantes, um coffee break e um show da banda Nega Fulô.

A programação iniciou com uma palestra oncologista clínica, Dra. Débora de Melo Gagliato, que explicou sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, seus tipos e tratamentos. Durante a palestra, a médica esclareceu alguns mitos e verdades relacionados ao tratamento de câncer de mama e incentivou a prática de exercícios físicos. “As pacientes chegam no consultório com muitas dúvidas e acham que não podem fazer nada por causa do câncer. É exatamente o contrário, a prática de exercício físico, por exemplo, é essencial para o tratamento”, explicou a oncologista, afirmando que o paciente que pratica atividades esportivas tem 60% menos chance de desenvolver o câncer.

Em seguida, as nutricionistas Renata Carolyne Chavoni e Dra. Milena Carvalho A. Santos deram dicas de uma alimentação saudável e compartilharam receitas fáceis para o dia a dia. “Uma dieta balanceada é essencial para se manter saudável e auxiliar o tratamento. Não existe um alimento proibido, como doces e refrigerantes, mas é preciso reduzir a quantidade e combiná-los com alimentos saudáveis!”, incentivou a Renata.

A última fala foi da paciente Vanusa Vicelli Ribeiro, que contou um pouco de suas experiências no tratamento contra o câncer. Falando para as outras pacientes, Vanusa explicou como conseguiu deixar o câncer mais leve em sua vida. “Nós temos que aceitar a doença, partir para a ação e encarar o câncer como um grande desafio!”, motivou a palestrante.

Por fim, foram distribuídos balões para todos escreverem seus sonhos e soltarem no pátio do COP/Oncoville e a banda Nega Fulô embalou o final de tarde com músicas dos anos 70 e 80.