É com grande satisfação que, em nome da comissão científica, eu anuncio o nosso primeiro simpósio internacional de uro-oncologia de Curitiba. Esse simpósio é uma realização do Centro de Oncologia do Paraná, em parceira com a Sociedade Brasileira de Urologia Filial Paraná e da SB Oncologia Clínica.

Esse simpósio foi idealizado como uma plataforma única de troca de experiências e atualização em temas importantes da uro-oncologia, permitindo a interação entre oncologistas clínicos, urologistas e radioterapeutas tanto do cenário local, regional como internacional. Ele acontecerá no dia 01 de setembro e será um evento de quase um dia inteiro, no Hotel NH The Five Curitiba, com excelente estrutura.

Entre os palestrantes convidados, temos o Dr Petros Grivas, que foi por muito tempo assistente do programa GU da Cleveland Clinic e agora é o diretor do programa de GU da University of Washington, em Seattle, Estados Unidos, sendo referência mundial nesta área. Ele falará sobre diversos temas, como estratégias de tratamento Peri-operatorio em câncer de bexiga localizado, seqüenciamento de tratamento em câncer de bexiga avançado com uso de biomarcadores preditivos e tratamento adjuvante em câncer de próstata com linfonodo positivo.

Também temos outras palestrantes de destaque nacional, como o Dr David Muniz, assistente do grupo de uro-oncologia do ICESP e Hospital Sirio Libanes em SP. Ele falará sobre sequenciamento de tratamento no câncer de próstata castração resistente e estratégias promissoras.

De dentro do cenário nacional, vamos contar com o Dr Lucas Nogueira, com formação em uro-oncologia pelo Memorial Sloan Kettering em NY, ex-presidente da SBU seção Minas Gerais e atualmente membro grupo de urologia oncológica do Hospital das Clínicas da UFMG em BH. Ele comentará sobre a perspectiva do cirurgião quanto ao papel da nefrectomia citorredutora em câncer de rim metastático e sobre o papel da linfadenectomia em câncer de bexiga localmente avançado.

Também teremos a participação do Dr Murilo Luz, que tem formação em uro-oncologia e cirurgia robótica pela Mcgill University, no Canadá, e atualmente faz parte do corpo clínico da Rede D´Or Sao Luiz em SP e chefe da uro-oncologia do Hospital Erasto Gaertner em Curitiba. Ele abordará sobre o papel da vigilância ativa câncer de próstata e o uso de biomarcadores para melhor selecionar os pacientes para esta estratégia VS cirurgia upfront.

Também contaremos com a participação de renomados especialistas locais, como o Dr Ari Adamy da Santa Casa de Curitiba e Dr Andre Matos, do hospital São Vicente, que falarão sobre o papel da prostatectomia radical como tratamento primário do câncer de próstata localizado e vigilância ativa de massas renaais, respectivamente.

Com a participação desses renomados especialistas, nossa intenção é propiciar um ambiente para discussão do que há de mais atual na uro-oncologia. Por isso, idealizamos também sessões de mesa redonda com discussão de casos reais trazidos pelos serviços locais, como Santa Casa de Curitiba, Hospital São Vicente e Hospital Erasto Gaertner.

Dessa forma, gostaria de encerrar fazendo um convite para que todos os interessados nessa área possam se inscrever e participar do evento.

Data: 01/09/2018
Local: Hotel NH Curitiba The Five
Inscrições: urosimposio@gmail.com