Durante as últimas décadas tem ocorrido um maior controle na ocorrência de novos tumores na população em geral, associado a uma menor mortalidade relacionada a avanços na prevenção e tratamento do câncer. No entanto, em relação ao câncer de intestino grosso (que inclui o cólon e o reto), uma recente pesquisa publicada em janeiro de 2017 na importante revista científica Journal of National Cancer Institute, demonstrou um dado importante. Apesar de haver uma redução na ocorrência de casos de câncer coloretal na população mais idosa, tem se observado um aumento na ocorrência de casos em adultos jovens, aqueles abaixo dos 50 anos.

Este estudo avaliou um grande banco de dados americanos registrado no período de 1974 a 2013. O que os pesquisadores notaram é que, a partir de meados da década de 80, está ocorrendo um aumento anual na incidência de câncer de cólon e reto nas faixas etárias de 20 a 39 anos (de maneira mais intensa) e de 40 a 54 anos. Com isso, a proporção de pacientes jovens com tumores de intestino grosso tem aumentado.

               Importancia da Prevenção e do Diagnóstico Precoce tos tumores de Cólon e Reto

Esse dado deve alertar toda nossa população para a adoção de medidas de prevenção. Tais medidas incluem uma dieta balanceada, evitar a obesidade e a prática regular de exercícios físicos. Em relação ao câncer de intestino, existe recomendação formal para a realização de exames de rastreamento precoce para pessoas acima dos 50 anos, mesmo na ausência de sintomas. Entre os testes de rastreamento estão a pesquisa de sangue nas fezes, a retossigmoidoscopia e a colonoscopia.

Com o aumento da ocorrência da casos em jovens também é importante procurar um especialista para avaliação, pois pode ser necessário a realização de exames preventivos até mais precocemente, dependendo dos fatores de risco presentes.

Não deixe de buscar informações e cuidar de sua saúde!

           No Oncoville existe um serviço de endoscopia e colonoscopia especializado no diagnóstico e prevenção de tumores intestinais. Nossos especialistas na área da oncologia também estão prontos para lhe ajudar.

Autores do texto e especialistas na área:

Dr Denis Jardim – Oncologista Clínico

Dr. Denis L. F. Jardim

Dr Marciano Anghinoni – Oncologista Cirúrgico

Dr. Marciano Anghinoni