O oncologista Dr. Manuel Caitano Maia esclarece algumas dúvidas sobre a vacinação contra a gripe em pacientes com câncer.

Transcrição do vídeo:

A vacina para gripe é segura para pacientes com câncer?

Então, é uma vacina totalmente segura, dá para pacientes que tem câncer, mesmo para aqueles que estão em tratamento, seja com quimio, radioterapia, imunoterapia ou uso de biológicos, isso porque é uma vacina feita de vírus inativados, então nesse caso não há risco de desenvolvimento de gripe nos pacientes que são vacinados. Então, como os pacientes que têm câncer são pacientes do grupo de risco para ter gripe, para sofrer complicações advindas da infecção da gripe é recomendado sim, que todos os pacientes, assim como
os seus familiares sejam vacinados.

Como deve ser feita a vacinação?

A vacinação é feita com dose única, uma vez por ano, você pode usar a vacina trivalente quanto a tetravalente. É uma vacina que apesar de não poder causar gripe, ela pode sim trazer complicações como qualquer vacina efeitos colaterais, os mais comuns são febre, moleza, mal estar, isso tudo pode acontecer, assim como qualquer outro tipo de vacina e por isso mesmo é importante que você mantenha o seu oncologista informado se você está fazendo algum tratamento oncológico e tomou a vacina, para que esses efeitos não sejam confundidos.

Cuidado com algumas vacinas.

É importante lembrar que nem toda vacina é igual, então há uma distinção em termos de composição da vacinação da gripe e da febre amarela e a da febre amarela é uma vacina sim, que deve ser evitada em pacientes com câncer, que estão fazendo algum tratamento oncológico, então não há o porque confundir as duas vacinas.

Então, nós aqui do Centro de Oncologia do Paraná, estamos a disposição para tirar quaisquer dúvidas, quais dúvidas que possam surgir aí, muito obrigado.