Dra. Debora Gagliato publica artigo em Revista Internacional na Área de Câncer Ginecológico

Recentemente, Dra. Débora Gagliato, médica titular do Centro de Oncologia do Paraná Oncoville, publicou artigo científico no qual descreve o caso de uma paciente com um tipo especial de câncer uterino, denominado carcinosarcoma. O caso descreve uma resposta brilhante ao tratamento quimioterápico, administrado de forma contínua, em doses mais baixas que a usual. Referência da Publicação segue abaixo: J Med Case Rep. 2016 Mar 14;10(1):60. doi: 10.1186/s13256-016-0837-3.

Nutrição em Oncologia

Pacientes oncológicos apresentam redução na ingestão total de alimentos e alterações metabólicas provocadas pelo tumor, resultando em perda de peso e consequentemente, perda da massa magra. Por este motivo, é os nutricionistas prescreverem suplementos alimentares, visando a recuperação ou manutenção do estado nutricional. A adesão aos suplementos alimentares precisa ser estimulada, principalmente porque estes pacientes estão apresentando sintomas que afetam a ingestão alimentar, como náuseas, vômitos, redução do apetite, perda do paladar e dor para deglutir. Neste sentido, uma opção atrativa para aumentar a adesão aos suplementos é fazer sorvetes de suplementos. Vale a pena testar esta receita, principalmente para

Estudo revela que mulheres diagnosticadas com câncer de Mama têm risco bastante aumentado de depressão

Em recente estudo que avaliou a presença de sintomas de depressão em mulheres diagnosticadas com câncer de mama, em comparação com mulheres sadias, foi encontrado um risco consideravelmente maior de sintomas depressivos no grupo de pacientes com câncer. A incidência de sintomas graves de depressão chegou a 36%. Frente a um número tão elevado de sintomas de depressão, nas pacientes diagnosticadas com câncer de mama, é fundamental que esse aspecto tão importante da saúde da mulher seja abordado e avaliado minuciosamente. É importante oferecer apoio especializado, assim como desmitificar algumas crenças relacionados à doença. Muitas mulheres que chegam ao consultório